quinta-feira, 2 de maio de 2013

PT lança campanha pela reforma polítca


Em diversas ocasiões, manifestei aqui minha opinião de que uma reforma política é um passo fundamental para conseguirmos avançar, para além do que conseguimos nos últimos 10 anos, nas reformas estruturais que se fazem tão necessárias em nosso país. Logo, foi com muita satisfação que soube da mais do que oportuna campanha, encabeçada pelo Partido dos Trabalhadores, de propor um projeto de lei de iniciativa popular sobre o tema, a Assine com o PT. Tal iniciativa permite superar a resistência da maioria dos parlamentares e dos partidos (que, no último mês, enterraram mais uma proposta de reforma "por dentro" do Congresso) e abrir uma ampla discussão sobre os rumos de nosso país, que passam diretamente pela esfera – hoje inegavelmente fragilizada – da política.

Os eixos da reforma proposta pelo PT são aqueles que defendo há tempos aqui, orientados pela perspectiva de radicalização democrática:

- Financiamento público exclusivo de campanhas políticas: para inibir a corrupção, a força do poder econômico e baratear os processos eleitorais.
- Voto em lista preordenada para os parlamentos: para que sejam valorizados os compromissos com os programas partidários.
- Aumento compulsório da participação feminina nas candidaturas: o PT já aprovou a paridade entre homens e mulheres em todos seus espaços, queremos que este seja também uma prática na política do nosso país.
- Convocação de Assembleia Constituinte exclusiva sobre Reforma Política: para que se aprofunde a democracia brasileira através de um amplo debate com participação efetiva da sociedade.

Para que seja reconhecido um projeto de iniciativa popular, é necessário coletar, no mínimo, 1,4 milhões de assinaturas. O objetivo do PT é atingir 1,5 milhões de assinaturas. Por isso, chamo todos os leitores e leitores do blog a assinarem em favor desse projeto. O link do formulário e maiores informações podem ser encontrados aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário