domingo, 26 de agosto de 2012

Terminou o 1º turno do Brasileirão. E agora?

Uma vez findo o primeiro turno do Campeonato Brasileiro, algumas projeções já podem ser feitas para a fase final da competição. Atlético/MG e Fluminense devem mesmo se firmar na luta pelo título, com Vasco e Grêmio correndo por fora. O Galo, aliás, sobrou nesta primeira metade do campeonato e, se continuar assim, deverá ser campeão até com alguma facilidade. O Flu, embora tenha um elenco forte, e seja o único que demonstra condições de impedir uma escapada do time mineiro, ainda não apresentou um futebol realmente empolgante.

No que diz respeito à Libertadores, um eventual vacilo de um dos quatro primeiros – nesse sentido, talvez o Vasco viva hoje o pior momento dentre os líderes, e seja o mais passível de “refugar” no returno – São Paulo, Inter, Cruzeiro, Botafogo e Santos, times com potencial, mas extremamente inconstantes, podem sonhar com uma vaga na Libertadores. Lá embaixo, a situação aprece mais embolada e, fora o Figueirense, e talvez o Sport, os outros seis ou sete últimos, inclusive o Palmeiras, correm risco de rebaixamento. 

Falando do São Paulo mais especificamente, esse primeiro turno foi marcado pelos altos e baixos da equipe, explicados, respectivamente, pelos bons momentos de Lucas e Luis Fabiano, quando estes puderam jogar, ou pelo péssimo desempenho defensivo da equipe. Se Ney Franco conseguir melhorar um pouco a defesa são-paulina (para tanto, a volta de Wellington, a consolidação de Paulo Assunção e o recente crescimento no futebol de Denilson podem ajudar e muito), o time pode, na esteira da ótima vitória diante do Corinthians nesta última rodada do turno, conseguir uma imediata sequência positiva, sem tantos tropeços (digamos, 13 ou 14 pontos nas seis primeiras rodadas do returno), que o habilitariam a roubar uma das vagas para a Libertadores dos atuais líderes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário