segunda-feira, 23 de julho de 2012

O segredo dos seus olhos (El secreto de sus ojos)

Benjamin Esposito, recentemente aposentado do cargo de oficial de justiça de um tribunal penal, decide escrever um livro sobre sua história. Ele usa sua experiência para contar uma história trágica, da qual foi testemunha em 1974. Na época, o Departamento de Justiça onde trabalhava foi designado para investigar o estupro e o assassinato de uma bela jovem. É desta forma que Benjamin conhece Ricardo Morales, marido da falecida, a quem promete ajudar a encontrar o culpado. Para tanto, conta com a ajuda de Pablo Sandoval, seu grande amigo, e com Irene Menéndez Hastings, sua chefe imediata, por quem nutre uma paixão secreta.

A determinada altura, numa das passagens marcantes do filme, Pablo Sandoval descobre, através de cartas cifradas, a paixão ilimitada do suspeito pelo Racing Club, tradicional time de futebol argentino. E, voltando-se para Benajmin, diz uma das mais belas e instigantes frases do cinema contemporâneo: “Você se dá conta, Benjamin? Uma pessoa pode mudar tudo: de cara, de casa, de família, de noiva, de religião, de Deus. Mas algo que ela não pode mudar, Benjamin: não pode mudar de paixão”. Outro ponto de destaque é a forma pela qual chega-se ao suspeito: através do olhar que ele dirige à vítima - sua amiga - numa foto, o que motiva, inclusive, o nome do filme.

O segredo dos seus olhos, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2010, é uma ótima pedida, que mostra a força, a inventividade e a poesia do cinema portenho.

 *** 


O segredo dos seus olhos (El secreto de sus ojos)

Ano: 2009
Direção: Juan José Campanella
Gênero: Drama
Origem: Argentina; Espanha
Duração: 127 minutos
Elenco: Ricardo Darín, Pablo Rao, Guillermo Francella, Soledad Villamil






Nenhum comentário:

Postar um comentário