terça-feira, 22 de março de 2011

Não a mais uma guerra!

Gadaffi e Obama: amigos até ontem

Antes, era um conservador. Agora, é um liberal. Antes, era um republicano. Agora, é um democrata. Antes, se justificava a guerra pelo "combate ao terror" e pela ameaça das armas de destruição em massa. Agora, pela "proteção dos civis líbios da ditadura de Gadaffi". Antes, era mentira. Agora, também.

Já escrevi neste blog a respeito do papel que a guerra desempenha no funcionamento da economia americana (link aqui), o que significa, de fato, o papel necessário que a guerra joga na manutenção do sistema capitalista. A história se repete, e com ela, aparece o real motivo de mais uma guerra promovida pelo verdadeiro “Eixo do Mal”: petróleo.

Não tenho dúvidas de que a busca por fontes de energia motivará – se nada mudar no atual sistema econômico vigente –  muitas guerras ainda acontecerão ao longo deste século. Com efeito, parece-me que a corrida por fontes energéticas desempenhará a mesma função que, em séculos anteriores, a busca por novos territórios, com mão-de-obra barata e mercados consumidores inexplorados, motivou outros inúmeros conflitos, inclusive duas Guerras Mundiais. Neste século, consolidada a globalização capitalista (isto é, com a plena integração de todos os povos no mercado global), a palavra de ordem será energia.

Por isso, estou de acordo com o governo brasileiro, e com a esquerda mundial de modo geral, que condenam veementemente essa agressão ao povo líbio. Afinal, qualquer um sabe que a guerra nunca foi o melhor caminho para a paz.

Pela autodeterminação dos povos!
Não ao imperialismo, não à guerra!

PS: Obama, se for honesto, deveria devolver o Nobel da Paz (!) que recebeu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário