terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Socialismo e democracia

Fui militante de uma corrente interna do PT, trotskysta radical (O Trabalho), durante três anos, entre 2004-2007. Saí basicamente por divergências políticas. Desde então, minha vida sofreu grandes transformações. Quando militava, era estudante de Ciências Sociais. Formei-me, fui trabalhar, saí, comecei e concluí meu mestrado, agora em filosofia, e, neste momento, já estou terminando o primeiro ano de doutorado, também em filosofia. Mas, de lá para cá, houve uma coisa que não mudou: minha posição política socialista.

Continuei no PT e participei de campanhas vitoriosas, em 2008 e 2010. Mas, desde que deixei a militância trotskysta, sentia que precisava pensar um pouco mais sobre o que eu entendia por socialismo. Se eu não acreditava mais dogmaticamente no Programa de transição socialista de Trotsky, como eu concebia essa passagem? Como seria, por conseguinte, o socialismo que eu almejava? Essas dúvidas, somadas a questionamentos sobre minha própria vida e experiência, me exigiam alguma reflexão mais demorada.

No entanto, passada aquela fase de fastio, vinda logo após eu abandonar o trotskysmo, somada ao trabalho que ocupava boa parte do meu dia, e depois, por conta das obrigações acadêmicas do mestrado, essa reflexão sempre era adiada. Este ano, porém, por força da minha pesquisa de doutorado, que entre outras coisas tratará do rico debate de Sartre com o marxismo, fui reler Marx. A riquíssima teoria do filósofo, que eu não lia desde minha graduação, somada ao processo eleitoral, que sempre acirra os ânimos e a disposição ao debate político, fizeram-me despertar novamente a necessidade de “colocar no papel” algumas ideias minhas. Peguei o material que tinha, adquiri outros e, em conjunto com minhas próprias percepções e vivências pessoais, voilà: consegui sistematizar minimamente algumas de minhas concepções políticas atuais. E decidi publicá-las aqui no blog, na forma de um artigo. É uma contribuição pequena para um debate que, espero, seja cada vez mais amplo, e que para mim mesmo está longe de esgotar: a relação entre socialismo e democracia, e a possibilidade de retomarmos em nosso horizonte, a utopia socialista para este século.

Por se tratar de um artigo, resolvi não postá-lo aqui, mas sim um link para quem quiser fazer o download. Espero, com isso, dar minha parcela de ajuda para reacender a discussão sobre o socialismo, não apenas no âmbito da Internet, mas também com militantes do PT, da esquerda, e com todos aqueles que, enfim, acreditam em um mundo mais justo e solidário. Isso, num contexto em que teremos, mais uma vez, um governo de perfil democrático-popular. Sem me alongar mais, convido todos à leitura do texto. Fiquem à vontade para dar suas opiniões, tecer críticas e comentários, sempre de maneira respeitosa, como é a política deste blog. Abraços!


Resumo do artigo: O objetivo é trazer alguns elementos para a reflexão acerca das possibilidades de retomada do ideal socialista neste século XXI. Num primeiro momento, delinearemos nossa compreensão do socialismo, bem como o meio através do qual cremos ser possível retomá-lo num horizonte próximo: uma revolução democrática que, radicalizando a democracia para além dos parâmetros liberais, permita a constituição de uma hegemonia socialista no interior da sociedade civil e do Estado. Ao final, indicaremos alguns aspectos do papel que, a nosso ver, o PT, enquanto maior partido de esquerda da América Latina, deve desempenhar neste processo.

Download do texto completo aqui.

2 comentários: