terça-feira, 30 de novembro de 2010

O Iluminado (The Shining)

Na próxima segunda, tenho prova de francês. Informação irrelevante para um blog, certo? Também acho. Só estou dizendo isso porque, por uma espécie de coincidência do destino, as provas de francês têm me lembrado muito um filme que vi, indicado pela Angelica, e que, apesar de não ser do meu gênero preferido, realmente me arrebatou: O Iluminado, do diretor Stanley Kubrick (responsável por alguns filmes absolutamente revolucionários, como Laranja mecânica e 2001: uma odisséia no espaço). Mas, qual a relação do filme com provas de francês? Vou explicar.

Quem já fez algum curso de idiomas nessas escolas privadas, sabe que, ao final de cada semestre, se faz uma prova com o conteúdo visto e, invariavelmete, há uma redação e uma parte oral, tipo uma entrevista , a simulação de uma situação cotidiana, ou algo assim. Pois bem, nas últimas duas provas de francês que fiz, em julho deste ano e em dezembro do ano passado, contei a história de O Iluminado. No final do ano passado, havia entre as possibilidades de redação, expor a história de um filme(sabe aquele negócio de treinar tempos verbais? Pois é...). Como as outras opções pareciam fora do alcance do meu francês, resolvi escolher essa mesmo. Sou péssimo em guardar enredo de filmes, mas decidi arriscar, pois havia visto o filme há pouco, e lá fui eu narrar a saga de Jack Nicholson, no filme cujo enredo baseia-se na obra homônima do mestre dos livros de terror Stephen King. No semestre passado, na prova oral, havia novamente a opção de contar um filme. Não tive dúvidas. Contei novamente a mesma história (o professor era outro, claro). O curioso é que, nas duas vezes, eu errei vários detalhes da trama, como o maldito número do quarto proibido, entre outros. Para minha sorte, as provas eram de francês, não de cinema. 

Bem, de qualquer forma, já estou me preparando novamente. Se pintar a oportunidade, lá vou eu na segunda-feira, mais uma vez, narrar a história de O Iluminado (desta vez, espero, sem erros). É, definitivamente, minha muleta nas provas de francês rsrs. Bom, mas até lá, é melhor curtir um pouco do trailer. E, se você não viu o filme, vá correndo ver. Mesmo que não seja muito fã de terror/thriller/suspense, como eu, tenho certeza de que vai gostar.


***

O Iluminado (The Shining)

Ano: 1980
Direção: Stanley Kubrick
Roteiro: Baseado na obra de Stephen King
Gênero: Terror/suspense
Origem: Estados Unidos
Duração: 144 minutos
Elenco: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Loyd.

Sinopse: Durante o inverno, Jack Torrence (Jack Nicholson) é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o completo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios fazendo com que Jack torne-se cada vez mais agressivo e perigoso. Ao mesmo tempo, seu filho, dotado de uma inteligência acima do comum, passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado do hotel, que também foram causados pelo excessivo isolamento dos antigos vigias. Destaque para as visões do filho de Jack das duas gêmeas mortas no corredor, enquanto ele pedalava seu triciclo. Aliás, as pedaladas do garoto pelos corredores do hotel foram homenageadas na abertura do desenho O fantástico mundo de Bobby, que passava no programa da Mara Maravilha no início dos anos 90 (quem tem uns 20 e poucos anos certamente vai se lembrar).

2 comentários: