sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O Poderoso Chefão - parte I (The Godfather - part I)

Caros vistantes, confesso que ando meio sem tempo de escrever no blog com mais assiduidade e com mais profundidade. Vários compromissos, sobretudo acadêmicos, acabaram por fazer minhas últimas semanas mais corridas que o habitual, fato que deverá se repetir nas próximas.

Gostaria de falar um pouco sobre o que anda ocorrendo na campanha presidencial, do absurdo a que se chegou na questão do aborto (em que se confunde religião e saúde pública, opiniões e crenças pessoais com deveres do Estado) e como, com ela, o candidato tucano busca fugir do debate de projetos para o país (talvez, porque, como eu já disse aqui em outras oportunidades, ele não tenha um), fazendo uma campanha que só ajuda a fomentar a intolerância, o ódio e o preconceito, além de despolitizá-la completamente.

Mas, por enquanto, não escreverei nada específico a respeito. Talvez na próxima semana, se houver tempo e eu tiver cabeça. Por enquanto, deixo vocês com imagens de meu filme preferido: "O poderoso chefão - parte I". Quem não viu, deve ir correndo ver. O filme é brilhante em vários aspectos: enredo (baseado no romance homônimo de Mário Puzo), direção, (Francis Ford Coppola) atuação (Marlon Brando e Al Pacino se superam), trilha sonora (tanto a música tema, que toca no vídeo abaixo, quanto o "love theme" , ambas escritas por Nino Rota, são espetaculares), fotografia, etc. Enfim, na minha opinião (ainda que seja uma opinião de quem, na verdade, não entende quase nada de cinema! rsrs) é um dos melhroes filmes de todos os tempos. Divirtam-se!

***

O Poderoso Chefão - parte I (The Godfather - part I)

Ano: 1972
Direção: Francis Ford Coppola
Roteiro: Francis Ford Coppola, Mario Puzo
Gênero: Drama/Policial
Origem: Estados Unidos
Duração: 175 minutos
Elenco: Marlon Brando, Al Pacino, Robert Duvall, James Caan, Diane Keaton.

Sinopse: Nova Iorque, 1946. Don Corleone (Marlon Brando) é o chefe de uma  das famílias mafiosas italianas mais poderosas da cidade. Tem o costume de "apadrinhar" várias pessoas, realizando importantes favores para elas (daí o nome original do filme, The godfather, em inglês, "O padrinho"), em troca de favores futuros. O comércio da máfia restringia-se, à época, a produtos  "inofensivos" como bebidas alcoólicas. Com a chegada das drogas, as diversas famílias começam uma disputa pelo novo e promissor. mercado Quando Corleone se recusa a corroborar com a entrada dos narcóticos na cidade, não oferecendo a ajuda política e policial de que dispõe, sua família começa a sofrer atentados para que mudem de posição. É nesse cenário que seu filho Michael (Al Pacino), um herói de guerra que jamais havia se interessado pelos negócios da família, vê a necessidade de proteger o seu pai e tudo o que ele construiu ao longo dos anos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário